terça-feira, 22 de novembro de 2011

Iolanda Borges vence eleição para o cargo de Diretor Administrativo do campus

Por Pâmila Martins



Iolanda Borges eleita Diretora Administrativa campus Unemat
foto de Regina Alves


A candidata Iolanda Castro Souza Borges é a nova Diretora Administrativa. Venceu a eleição com 64, 06 % dos votos.


A eleição ocorreu tranquilamente conforme horário previsto para inicio e término da votação. foi muito aguardada também pelos eleitores de ambas as partes.


Agora cabe a diretora eleita adotar medidas essenciais referentes à eficiência da Unidade Regional da universidade. E cumprir de fato com suas propostas feitas aos eleitores no decorrer de sua campanha.

Confira abaixo a tabela com os votos por categoria:
Candidato/ Categoria               Iolanda Borges                        Marcelo Berigo
PTEs                                                 13                                        3
Discentes                                           82                                       59 
Docentes                                           19                                       17

Dados divulgados no site da Universidade por meio da Comissão eleitoral designada pela portaria nº 1698/2011

domingo, 20 de novembro de 2011

Acontecerá nesta segunda-feira a eleição para Diretor Administrativo do campus UNEMAT (Alto Araguaia)

Por Pâmila Martins

Candidatos que concorrem a uma vaga para Diretor da Unidade Regionalizada Administrativo da Unemat (campus Alto Araguaia), cargo antes denominado prefeito do campus, fizeram campanha nesta última semana (dias 17 e 18/11), no próprio campus.

A eleição acontecerá no dia 21/11/11, terá início às 21h e irá se prorrogar até as 22h, e será no próprio campus da Universidade. Para que possa ser exercido seu direito de cidadão o eleitor tem que obrigatoriamente possuir vínculos com a Instituição, sendo acadêmico, docente ou técnico. E somente será permitido o direito de votar ao eleitor que estiver portando um documento oficial com foto.

Os candidatos são:

candidata Iolanda Borges
foto de Regina Alves
 Iolanda Borges – funcionária efetiva da Universidade desde o ano de 2005, licenciada em computação, e especialista em Informática na Educação.







candidato Marcelo Berigo
foto de Regina Alves
Marcelo Berigo – graduado em Administração de Empresas, pós-graduado MBA – Gestão de Negócios com ênfase em Auditoria de RH, Tutor Presencial da UAB/ UNEMAT – Pós-graduação em Gestão e Saúde, Diretor Financeiro do SINTESMAT 2º mandato.





Dentre os objetivos gerais de ambos os candidatos destacam-se:

Iolanda Borges- Trabalhar respeitando as atribuições concernentes ao cargo segundo o Estatuto e Regimento da UNEMAT; Contribuir para melhorar a estrutura física e ambiência acadêmica do Campus.

Marcelo Berigo- Estruturar e organizar o campus da UNEMAT, proporcionando a melhoria no acesso universal e igualitário, através de ações programáticas que atendam as necessidades dos usuários do campus.

O candidato que vencer a eleição exercerá o cargo administrativo por dois anos.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Site analisado Jornal Comtexto (da cidade de Alto Araguaia-MT)


Por Pâmila Martins

No site do Jornal Comtexto foram estudadas cinco matérias visualizadas na capa do site (no dia 18 de novembro de 2011): Polícia continua intensificando fiscalização no trânsito de Alto Araguaia; Ex- funcionários da Agrenco fizeram exame demissional nesta quarta-feira; Família diz que quer exumação e remoção do corpo de homem assassinato no posto 30; Ação contra as voçorocas fica acertada em reunião entre Agropecuaristas e Sema; Universidade busca parceria com prefeitura para realizar projeto de Extensão. 

Destas cinco matérias apenas uma possuía recursos de podcast: “Ação contra as voçorocas fica acertada em reunião entre Agropecuaristas e Sema”. Nesta possuía três links que levavam os internautas, leitores desta matéria para o site Wikipédia, que discorrerá uma explicação sobre o que é o fenômeno geológico, erosões e solos. 

Em todas as demais notícias visualizadas e estudadas, nenhuma das quatros possuíam nenhum tipo de recurso de podcast, (áudios , vídeos), nem mesmo links.







quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Teste

Veja fotos da pintora

Aconteceu nesta terça-feira o desfile para escolha da miss e do mister UNEMAT Alto Araguaia

mister e miss Unemat: foto de Pâmila Martins


Com o anfiteatro da Universidade lotado deu-se início às 22:00 h o desfile para escolha dos representantes do campus universitário, miss e mister, que posteriormente participarão da IV Olimpíada acontece de 11 a 15 de novembro em Sinop.

A abertura do concurso ficou a cargo do Jornalista José Nildo, que também está classificado para a etapa final das olimpíadas e cantou algumas de suas músicas. O júri foi presidido pelo professor Ms. Thiago Cury Luis.

A importância deste tipo de evento para a instituição é notável, uma vez que os acadêmicos de ambos os três cursos nela disponível, reclamam da falta de atividades que movimentem, animem, o campus, e ainda que façam os cursos manterem um bom relacionamento.

Apesar da idéia inesperada de promover o evento, porque os organizadores (grupo Faz Acontecer) decidiram realizar este somente na segunda-feira, um dia antes, devemos parabenizá-los dessa forma pela iniciativa, e organização do mesmo.

Deve ser ressaltado ainda, que os prêmios também não deixaram por desejar, foram bons prêmios que por mais este motivo levou os participantes a quererem se envolver neste tipo de evento.

Importante foi principalmente não deixar o campus de Alto Araguaia sem representantes, uma vez que estes foram escolhidos de maneira democrática.

Observe a classificação dos vencedores da etapa local do Concurso Miss e Mister Unemat:

Miss Unemat:

Primeiro lugar: Alessandra Rodrigues de Carvalho – 1º Comunicação Social

Segundo lugar: Chaiany Rosso – 6º Comunicação Social

Terceiro lugar: Larissa Forgerini Santos - 5º Comunicação Social

Quarto lugar: Geslaine Pires dos Reis - 5º Comunicação Social


Mister Unemat:


Primeiro lugar: Élber Camargo - 3º Computação

Segundo Lugar: Rafael Falceti de Azevedo - 1º Computação

Terceiro lugar: Breno da Cunha Campanha - 2º Comunicação Social

Quarto lugar: Tiago Jara - 2º Comunicação Social


confira a cobertura fotográfica do evento no site: Roni Bacana
veja mais imagens em: animoto

Por Pâmila Martins

sábado, 5 de novembro de 2011

Situação de uma das rodovias que dão acesso a cidade de Alto Araguaia está caótica: O recomendado é que os motoristas não prossigam até a cidade

Por Pâmila Martins

Na tarde de sexta-feira (04/11) parte de uma composição de 80 vagões, da empresa ALL (América Latina Logística) carregados com grãos saiu dos trilhos, e tombou em Valentim Gentil (SP). Funcionários da empresa tiveram dificuldades para desocupar o local, pois era de difícil acesso.

 Este acidente está provocando congestionamentos na descarga do terminal da empresa em Alto Araguaia, uma vez que os caminhões carregados não podem descarregar, porque os armazéns estão cheios, e a linha norte-sul está interrompida para o tráfego dos trens. Tendo assim aumentado o risco de acidentes na BR 364.

Para amenizar a situação

Para amenizar a situação, a Polícia Rodoviária Federal está auxiliando a ALL, montando um esquema de orientação aos motoristas que estejam se dirigindo a Alto Araguaia, já nas proximidades da cidade de Alto Garças. Ali estão sendo distribuídas senhas aos motoristas que são orientados a aguardarem a ordem para prosseguir viagem até o terminal de Alto Araguaia.

Previsão da normalidade

Embora o volume de carretas, ainda esteja sendo acomodado no pátio do posto, a previsão para que a situação seja resolvida, e tudo volte ao normal, é para a próxima semana, de acordo com o inspetor da PRF Vanderlei Luis Marques.

O Ministério Público Federal ameaça entrar com uma ação civil caso a ferrovia não seja recuperada.

assista o vídeo produzido pela TV TEM de São Paulo a respeito deste acidente

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Projeto araguaiense Inseticida Botânico ganha reconhecimento nacional

Por Pâmila Martins

Alunos da Escola Municipal Adalci da Conceição Rodrigues (cidade de Alto Araguaia) ganham 
reconhecimento nacional, após ganharem em Olinda (PE) o Prêmio Jovem Cientista que aconteceu nos dias 24 a 29 de outubro, aumentando as possibilidades de uma participação na Mostra de Ciências no Canadá.

Segundo o autor do projeto, o professor Leondeniz Silva Guimarães (que possui formação em Técnico agrícola, Pedagogia e Matemática) “este projeto nasceu da necessidade de um inseticida que não prejudicasse a qualidade das hortaliças, produzidas na horta da escola, mas que combatesse de forma eficiente as pragas, aí criamos depois de algumas experiências o Inseticida Botânico”. Os dois alunos que representam o projeto são Lucas Alves do Nascimento Silva, 15 anos, e Rafaela Evangelista da Cruz, 14 anos.

Entre os ingredientes estão o fumo, do qual é extraída a calda, o extrato da folha da mamona, pimenta malagueta, suco da melancia ou sabão (de preferência sabão de Álcool).

Sobre o projeto

O projeto foi apresentado pela primeira vez para a sociedade municipal e, concorreu com outros projetos de outras escolas. Após ganharem aqui na nossa cidade, foram até Cuiabá onde o projeto venceu mais uma vez, na Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação que aconteceu nos dias 17 a 21 do mês de outubro.

Depois foram selecionados pela Secitec (Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia) para viajarem ao Rio de Janeiro, agora em novembro (data a confirmar) quando vão conhecer o Museu da Vida, espaço onde há integração entre ciência, cultura e tecnologia.

Além de troféus os alunos ganharam medalhas. E o mais importante é que ganharam reconhecimento nacional, além de uma bolsa de incentivo do CNPQ no valor de R$ 1.200 para cada um, e vão receber R$ 100 todo mês durante um ano. Pela colocação em Olinda eles ganharam ainda a viagem para o Maranhão, onde representarão Mato Grosso, com tudo pago.

Num primeiro momento as experiências foram feitas apenas com o fumo e a mamona e por eles não terem apresentado uma eficiência sobre a Cochonilha em Carapaças, e os ovos de borboletas, somente depois foi utilizado o suco da melancia e a pimenta malagueta. Este último ingrediente, segundo o professor, possui um efeito queimante e consegue ser eficaz nesses casos. Ele explica que o suco da melancia é atrativo e fixador (no que pode ser também utilizado o sabão).

Depois que todas as experiências já foram realizadas na escola onde o Projeto foi desenvolvido, o objetivo segundo o professor é partir para campo para áreas mais afastadas da cidade onde podem ser encontrados outros tipos insetos.

O professor, alerta que esse inseticida não é preventivo. “Ele é para combater insetos nas plantas já atacadas”, explica.


Receita

-1 Litro de extrato de mamona.
-500 ml de calda ou extrato de fumo.
-50 gramas de pimenta malagueta amassada ou batida no liquidificador.
-1 Litro de suco de melancia ou 25 gramas de sabão dissolvido em 1 litro de água morna.

Modo de Preparo

Junte todos os ingredientes e dilua em 10 litros de água e pulverize as plantas, de preferência no período da tarde quando o tempo estiver fresco.



Para saber mais acesse o vídeo:



 vídeo postado pela TV Integração de Alto Araguaia em 02/11/11.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Desfile Cívico em comemoração aos 73 anos de emancipação política de Alto Araguaia

Por Pâmila Martins

No dia 26 de outubro de 2011, quarta-feira, Alto Araguaia comemorou 73 anos de emancipação política. Para abrilhantar este dia foi realizado um desfile cívico que contou com a participação das escolas municipais que prestaram suas homenagens. A população também prestigiou o evento marcando presença.

O desfile começou às 8h:30m, abrindo o evento a Fanfarra Municipal Unidos do Araguaia, que em seguida foram apresentadas as homenagens das escolas municipais, e ainda as Fanfarras das cidades de Alto Garças, e de Alto Taquari  vieram colaborar com o desfile.
foto de Roni Bacana

Sobre o Desfile

Cada escola representou algo relevante para a sociedade. A Escola Maria Auxiliadora relembrou suas origens, que antes do prédio ser transformado em escola, era um Colégio de Freiras muito conhecido na região, também fizeram homenagens às várias etnias que colaboraram com o desbravamento da região, e os diversos setores profissionais que atuam na cidade.   
                         
O colégio José Inácio Fraga contou, através de sua apresentação, um pouco da história de Alto Araguaia, cidade que em 1921 era chamada de Santa Rita do Mato Grosso. Também foram destacados os garimpos, a guerra dos Morbeck e os Carvalhinhos, guerra entre famílias que teve papel fundamental na origem do município.

 A vinda do candidato à presidência da República em 24 de maio de 1955, Juscelino Kubitschek, foi lembrada no desfile. Assim, como a instalação do Banco do Brasil para a cidade em 1962, a chegada da TV Anhanguera (1973), as primeiras linhas telefônicas (1981). Nem mesmo a educação infantil (Creche Izoldina de Castro Maia) ficou de fora, participaram fazendo uma retrospectiva dos prefeitos municipais de 1938 até o ano de 2011. O colégio Maria Júlia retrata as belezas do cerrado, a fauna e flora de Alto Araguaia.
As escolas rurais não deixaram de participar do evento, a Escola do Distrito do Gato Preto, a Escola do Buriti, e a Escola do Paraíso fizeram-se presentes.

O evento foi finalizado com a Banda Oficial da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso.


Para conferir fotos do evento clique aqui: Animoto

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A 10º EXPOAIA após anos sem ser realizada, reaparece atraindo grande público

foto de Roni Bacana
As festas de rodeio sempre foram uma grande atração nas cidades interioranas dos estados brasileiros, mas nos últimos anos essas festas têm aumentado em número, e atrações destinadas ao público que se interessa no ramo.

 E, em Alto Araguaia não é diferente, a cidade que ficou alguns anos sem ter este tipo de evento, veio com novas atrações este ano. A 10º Exposição Agropecuária de Alto Araguaia teve início no dia 12/10 com a já tradicional cavalgada, e foi até 16/10, e contou com cantores que estão no auge do sertanejo universitário como o cantor Cristiano Araújo (da cidade de Goiânia). Mas também se apresentaram cantores regionais como Lucas e Bonetto.

A festa ocorreu dentro das normalidades, prometendo assim se perdurar pelos anos seguintes. Acredito que eventos não devem ser envolvidos tão somente pela política, assim independendo das administrações vindouras, deve continuar sendo realizado. Uma vez, que exposições agropecuárias vêm atingindo um maior número de pessoas, que se não gostam das montarias em si, são atraídas pelos shows realizados.

                                          confira o vídeo do Show: 
Produção do vídeo: Roni Bacana




 Por Pâmila Martins

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Redefinição dos noticiários

Por Pâmila Martins

No início do noticiário online os jornalistas escreviam o que desejavam, respeitando é claro quando se escreve em nome de determinado veículo, mas um pouco diferente do que acontece hoje, onde os profissionais de comunicação possuem a liberdade de dar espaço a seus usuários para deixarem sugestões, criticas, enfim a internet possui essa interação emissor, e receptor, uma ligação direta, diferente ainda de meios como jornais, e revistas impressas, que apesar de possuir um espaço específico para o público, este ato não é imediato, o que prevalece na internet.

Nesta redefinição do noticiário online, a crescente influência do marketing e da propaganda na valorização das preferências e necessidades pessoais remodelou também as agendas de notícias.

Com o advento dos blogs os jornalistas têm ainda uma maior interação com seu público, de forma que neste seu espaço ele pode escrever o que lhe interessa, da maneira que achar condizente com seu perfil. Dessa forma, a notícia passa a ser transmitida como se fosse uma conversa.

É importante ressaltar que nessa redefinição do noticiário não tem se preocupado em transmitir informações nacionais, locais, ou ainda no que diz respeito ao mundo. Mas cria-se outro foco o de micro local, onde é destacado as necessidades e interesses de microcomunidades, o que por outros meios seria muito improvável acontecer.

Há ainda a possibilidade de na internet você atingir tanto um público geral, como também ser mais específico. A internet nos possibilita estarmos conectados com o universo ciber cultural.

Podemos agrupar as nossas notícias recursos como hipertextos, hiperlinks, enfim imagens, vídeos, músicas, recursos que vem para complementar a informação.

Os jornais impressos atualmente tem tentado  se adequarem as novas tecnologias, adaptando seu conteúdo e o disponibilizando na internet. Ao fazerem isso estes meios criam um novo formato jornalístico.

Favorecidos portanto, somos nós que podemos desfrutar de mais veículos informativos que vem se adequando ao crescimento tecnológico, nos oferecendo serviço de qualidade com interação.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Pesquisa mostra opinião dos brasileiros sobre a proposta de "novo código" florestal

O instituto de pesquisa Datafolha divulgou estudo sobre a percepção do brasileiro em relação à proposta de mudanças no Código Florestal. Foram entrevistadas mais de 1,2 mil pessoas em todo o país, entre os dias 03 e 07 de junho. A pesquisa foi realizada a pedido de organizações ambientalistas e a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Na avaliação do superintendente de Conservação do WWF-Brasil, Carlos Alberto de Mattos Scaramuzza, a pesquisa é um instrumento muito importante para compreender a opinião da população em torno de assunto que tem gerado tantos debates.

“É extraordinário constatar que uma parte tão grande da população brasileira rejeite a proposta de reforma do Código Florestal aprovada na Câmara”, afirmou Scaramuzza.
“Agora é a hora de o Senado ouvir a voz do povo e impedir o desmantelamento do Código Florestal. A forte preocupação da população com a conservação das florestas é o alicerce para o governo se empenhar de forma firme junto aos senadores para aperfeiçoar a lei atual assegurando sua implementação efetiva e o cumprimento das metas de reduções de emissões do Brasil. Dessa forma, teremos florestas melhor conservadas, água para as cidades e áreas rurais, habitat para a biodiversidade, solos e polinizadores para a agricultura, além de darmos nossa contribuição para um clima mais seguro”, avaliou.

Confira abaixo o resumo e os resultados da pesquisa Datafolha:
1. A pesquisa visa avaliar o conhecimento e a opinião da população sobre os temas abordados na proposta conhecida como "novo Código Florestal" e votada pela Câmara dos Deputados no final de maio. O questionário foi realizado e aplicado pela Datafolha, por solicitação de Amigos da Terra - Amazônia Brasileira, Imaflora, Imazon, Instituto Socioambiental, SOS Mata Atlântica e WWF-Brasil.

2. Foi realizada pesquisa quantitativa, com abordagem pessoal dos entrevistados, mediante questionário estruturado com cerca de 10 minutos de aplicação. A checagem foi simultânea à coleta de dados e cobriu cerca de 20% do material de cada pesquisador. Trata-se de uma pesquisa com abrangência nacional, incluindo áreas urbanas e rurais, e o universo pesquisado foi de pessoas com 16 anos ou mais, com telefone fixo. O levantamento foi realizado entre os dias 3 e 7 de junho de 2011. Foram realizadas 1.286 entrevistas. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

3. O resultado é relativamente homogêneo entre as diferentes regiões e classes de renda (com diferenças pouco expressivas) e ainda mais homogêneo quando se considere a área urbana versus a rural. Neste caso, a diferença está quase sempre dentro da margem de erro, apontando para uma opinião bastante consistente entre campo e cidade.

4. O fato que houve expressiva cobertura midiática sobre a recente votação na Câmara dos Deputados fez com que quase dois terços da população declarem ter tomado conhecimento da votação, embora a parcela que se declara bem informada seja modesta, o que reflete a complexidade do tema.

5. Em geral, a pesquisa revela uma opinião pública com forte preocupação pela conservação das florestas, até mesmo quando esta é colocada como eventual fator limitante da produção agropecuária; dependendo das perguntas, a porcentagem dos brasileiros que discordam da proposta votada na Câmara dos Deputados varia entre 77% (a favor do adiamento do debate para ouvir a ciência) e 95% (que não aceitam perdoar desmatamento ilegal sem recuperação).

6. Na pergunta básica e introdutiva, na qual se coloca a alternativa entre dar prioridade para a proteção das florestas (mesmo que isso limite a produção agropecuária) ou para produção (mesmo que limite a proteção das florestas), a primeira alternativa recebe 85% e a segunda, 10%, com 5% de "não sei".

7. No caso do perdão do desmatamento ilegal, foram realizadas perguntas diferentes. Quando se oferecem três opções qualificadas, com uma intermediária, é possível observar como a primeira escolha da população seja em prol da mais rigorosa, isto é a de punir em qualquer caso para dar o exemplo, escolhida por 48% dos entrevistados; em seguida vem a opção intermediária (a de punir só quem se recusa a repor a floresta) com 45%, enquanto a opção de perdoar sem repor a floresta, objeto da proposta votada pela Câmara dos Deputados, atinge meros 5%. Quando se apresentam apenas duas opções, 79% se declaram em geral contra perdoar penalidades e multas (com 19% que aceitam esta possibilidade) e 77% se declaram contra a dispensa da reposição da floresta (com 21% que a admitem).

8. Já no caso da ocupação das Áreas de Preservação Permanente (encostas, topos de morro, várzeas, etc.), prevalece a opção intermediária, ou seja, a de manter apenas cultivos que segurem o solo e não gerem riscos de acidentes, com 66%, seguida da opção de remover todos os cultivos, com 25%, enquanto aquela de manter todos os cultivos - conforme proposta aprovada pela Câmara dos Deputados - é apoiada por apenas 7% da população.

9. A opinião geral sobre o tema é confirmada quando se passa a considerar as implicações políticas: 79% apoiam o eventual veto da presidente, no caso em que o Senado validasse a proposta da Câmara. Trata-se de uma parcela muito superior àquela que aprova em geral a atuação da presidente, que foi de 47% na mais recente pesquisa Datafolha, em março. Uma parcela ainda maior, atingindo 84%, afirma que não votaria em deputados e senadores que tenham votado a favor do perdão de desmatamento ilegal.

10. Uma parcela levemente inferior, atingindo 77%, apoia a proposta da comunidade dos cientistas para adiar a votação no Senado, de forma a ter mais embasamento técnico-científico na nova legislação, enquanto 20% consideram que seria melhor votar imediatamente, de qualquer forma.

fonte: http://www.wwf.org.br/

sábado, 4 de junho de 2011

ONU pede mais ação para reduzir epidemia global de tabaco

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pediu mais ação para reduzir as mortes relacionadas ao consumo de tabaco, e incentivou a luta contra outras doenças não-contagiosas durante o Dia Mundial sem Tabaco.

foto montagem: Roni Bacana
O tabaco traz consigo outras doenças crônica, como a câncer e as cardiopatias (doenças do coração), Ban lembrou que o fumo “matou aproximadamente 100 milhões de pessoas no século XX e pode chegar a bilhões neste século se as providências não forem tomadas”.

O tabagismo é a segunda causa de morte no mundo todo atrás da hipertensão, e seis milhões de pessoas podem morrer este ano devido a exposição à fumaça, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Algumas das medidas que contempla este acordo são reduzir a demanda do fumo com impostos e preços mais altos, estabelecer impedimentos aos anúncios de tabaco e impedir a venda deste produto a menores de idade.

“Os países usam as recomendações do tratado para proteger seus cidadãos, e deixam claro que o tabaco nos empobrece, tanto em termos de saúde como em termos econômicos”, disse Ban, que especificou que ainda “tem muito por fazer”.

“Definitivamente estamos melhor que antes, pois sabemos o que temos que fazer, já que há mais de 170 países comprometidos em respeitá-lo. Afinal, tudo o que consta no acordo é eficaz para diminuir a mortalidade relacionado ao fumo”.

fonte: terra.com.br

O fator ética no fotojornalismo

Até onde vai o prazer, o direito de tirar uma fotografia da dor ou da desgraça de alguém, ou melhor, onde começa o meu direito e o do próximo, qual é o momento ideal, exato de retratar a realidade, o tão almejado instante decisivo, que fatores devo levar (enquanto fotojornalista) em consideração na hora de “imortalizar”, documentar aquele momento que certamente será único.

Estas são indagações que não há um paradigma completo que as respondam, e sim (acredito) que a resposta está em cada um de nós, em cada fotógrafo que dê sua vida a seu trabalho, e em função de levar às pessoas a retratação fiel de um fato.

Os fotojornalistas se deparam a todo momento com questões corriqueiras do dia-a-dia que revelam como seu trabalho é primordial para o jornalismo.

A imagem casada com o texto o complementa, revela o que está além da noticia, abre um leque em nossa mente onde podemos ter postura crítica sobre determinado assunto.

E só podemos “crer” no que vemos porque acreditamos que os profissionais formadores de opinião, possuem a consciência da responsabilidade que carregam, que tenham ética.
fonte: fontecom.com




Há ainda o fato da tecnologia digital poder alterar qualquer imagem e distorcer a realidade por si transmitida, faz com que o público por vezes perca a credibilidade a estes profissionais em relação àquilo que vê.

O fotógrafo tem que ser fiel ao descrever o fato, e nem sempre o é. Certamente que "editar" uma imagem não é necessariamente uma quebra do código de ética, nem estou aqui fazendo aversão às tecnologias, pelo contrário acredito que elas surgem para somar conhecimento adquirido, com conhecimentos futuros.

Mas deixar de retratar de forma fiel a realidade para manipulá-la, muitas vezes de maneira negativa (como no antigo jornalismo marrom) aí creio que não seja a maneira correta de se transmitir uma noticia.

Faço menção às palavras de Daniel Ramalho “a ética é uma coisa pessoal, você não tem um manual de instruções de ética, de como deve se comportar, eu particularmente tento me colocar no lugar das pessoas, do outro lado, das vitimas, elas tem o direito de não querer se expor”.

O trabalho do repórter fotográfico é algo muito amplo devendo conter uma produção consciente do que vê, retrata e informa através de fragmentos de luz tornando estes acontecimentos significativos e muitas vezes em dramáticos poemas do cotidiano humano.

As imagens podem ser de fatos políticos, históricos, sociais, esportivos, culturais, natureza, retratando alegria, sofrimento, dor, esperança, dentre outras.

Finalmente devemos ter presente que a função do repórter fotográfico é registrar fatos, acontecimentos e momentos essenciais na vida do ser humano, em imagens com o objetivo de informar, de questionar, de esclarecer e gerar opiniões aos leitores de jornais revistas.

fonte: www.comunicamos.org/observador/fotojornalismo