sábado, 4 de junho de 2011

ONU pede mais ação para reduzir epidemia global de tabaco

O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, pediu mais ação para reduzir as mortes relacionadas ao consumo de tabaco, e incentivou a luta contra outras doenças não-contagiosas durante o Dia Mundial sem Tabaco.

foto montagem: Roni Bacana
O tabaco traz consigo outras doenças crônica, como a câncer e as cardiopatias (doenças do coração), Ban lembrou que o fumo “matou aproximadamente 100 milhões de pessoas no século XX e pode chegar a bilhões neste século se as providências não forem tomadas”.

O tabagismo é a segunda causa de morte no mundo todo atrás da hipertensão, e seis milhões de pessoas podem morrer este ano devido a exposição à fumaça, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Algumas das medidas que contempla este acordo são reduzir a demanda do fumo com impostos e preços mais altos, estabelecer impedimentos aos anúncios de tabaco e impedir a venda deste produto a menores de idade.

“Os países usam as recomendações do tratado para proteger seus cidadãos, e deixam claro que o tabaco nos empobrece, tanto em termos de saúde como em termos econômicos”, disse Ban, que especificou que ainda “tem muito por fazer”.

“Definitivamente estamos melhor que antes, pois sabemos o que temos que fazer, já que há mais de 170 países comprometidos em respeitá-lo. Afinal, tudo o que consta no acordo é eficaz para diminuir a mortalidade relacionado ao fumo”.

fonte: terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário