Por Pâmila Martins
Alunos da Escola Municipal Adalci da Conceição Rodrigues (cidade de Alto Araguaia) ganham
reconhecimento nacional, após ganharem em Olinda (PE) o Prêmio Jovem Cientista que aconteceu nos dias 24 a 29 de outubro, aumentando as possibilidades de uma participação na Mostra de Ciências no Canadá.
Segundo o autor do projeto, o professor Leondeniz Silva Guimarães (que possui formação em Técnico agrícola, Pedagogia e Matemática) “este projeto nasceu da necessidade de um inseticida que não prejudicasse a qualidade das hortaliças, produzidas na horta da escola, mas que combatesse de forma eficiente as pragas, aí criamos depois de algumas experiências o Inseticida Botânico”. Os dois alunos que representam o projeto são Lucas Alves do Nascimento Silva, 15 anos, e Rafaela Evangelista da Cruz, 14 anos.
Entre os ingredientes estão o fumo, do qual é extraída a calda, o extrato da folha da mamona, pimenta malagueta, suco da melancia ou sabão (de preferência sabão de Álcool).
Sobre o projeto
O projeto foi apresentado pela primeira vez para a sociedade municipal e, concorreu com outros projetos de outras escolas. Após ganharem aqui na nossa cidade, foram até Cuiabá onde o projeto venceu mais uma vez, na Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação que aconteceu nos dias 17 a 21 do mês de outubro.
Depois foram selecionados pela Secitec (Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia) para viajarem ao Rio de Janeiro, agora em novembro (data a confirmar) quando vão conhecer o Museu da Vida, espaço onde há integração entre ciência, cultura e tecnologia.
Além de troféus os alunos ganharam medalhas. E o mais importante é que ganharam reconhecimento nacional, além de uma bolsa de incentivo do CNPQ no valor de R$ 1.200 para cada um, e vão receber R$ 100 todo mês durante um ano. Pela colocação em Olinda eles ganharam ainda a viagem para o Maranhão, onde representarão Mato Grosso, com tudo pago.
Num primeiro momento as experiências foram feitas apenas com o fumo e a mamona e por eles não terem apresentado uma eficiência sobre a Cochonilha em Carapaças, e os ovos de borboletas, somente depois foi utilizado o suco da melancia e a pimenta malagueta. Este último ingrediente, segundo o professor, possui um efeito queimante e consegue ser eficaz nesses casos. Ele explica que o suco da melancia é atrativo e fixador (no que pode ser também utilizado o sabão).
Depois que todas as experiências já foram realizadas na escola onde o Projeto foi desenvolvido, o objetivo segundo o professor é partir para campo para áreas mais afastadas da cidade onde podem ser encontrados outros tipos insetos.
O professor, alerta que esse inseticida não é preventivo. “Ele é para combater insetos nas plantas já atacadas”, explica.
Receita
-1 Litro de extrato de mamona.
-500 ml de calda ou extrato de fumo.
-50 gramas de pimenta malagueta amassada ou batida no liquidificador.
-1 Litro de suco de melancia ou 25 gramas de sabão dissolvido em 1 litro de água morna.
Modo de Preparo
Junte todos os ingredientes e dilua em 10 litros de água e pulverize as plantas, de preferência no período da tarde quando o tempo estiver fresco.
Para saber mais acesse o vídeo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário