sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Projeto araguaiense Inseticida Botânico ganha reconhecimento nacional

Por Pâmila Martins

Alunos da Escola Municipal Adalci da Conceição Rodrigues (cidade de Alto Araguaia) ganham 
reconhecimento nacional, após ganharem em Olinda (PE) o Prêmio Jovem Cientista que aconteceu nos dias 24 a 29 de outubro, aumentando as possibilidades de uma participação na Mostra de Ciências no Canadá.

Segundo o autor do projeto, o professor Leondeniz Silva Guimarães (que possui formação em Técnico agrícola, Pedagogia e Matemática) “este projeto nasceu da necessidade de um inseticida que não prejudicasse a qualidade das hortaliças, produzidas na horta da escola, mas que combatesse de forma eficiente as pragas, aí criamos depois de algumas experiências o Inseticida Botânico”. Os dois alunos que representam o projeto são Lucas Alves do Nascimento Silva, 15 anos, e Rafaela Evangelista da Cruz, 14 anos.

Entre os ingredientes estão o fumo, do qual é extraída a calda, o extrato da folha da mamona, pimenta malagueta, suco da melancia ou sabão (de preferência sabão de Álcool).

Sobre o projeto

O projeto foi apresentado pela primeira vez para a sociedade municipal e, concorreu com outros projetos de outras escolas. Após ganharem aqui na nossa cidade, foram até Cuiabá onde o projeto venceu mais uma vez, na Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação que aconteceu nos dias 17 a 21 do mês de outubro.

Depois foram selecionados pela Secitec (Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia) para viajarem ao Rio de Janeiro, agora em novembro (data a confirmar) quando vão conhecer o Museu da Vida, espaço onde há integração entre ciência, cultura e tecnologia.

Além de troféus os alunos ganharam medalhas. E o mais importante é que ganharam reconhecimento nacional, além de uma bolsa de incentivo do CNPQ no valor de R$ 1.200 para cada um, e vão receber R$ 100 todo mês durante um ano. Pela colocação em Olinda eles ganharam ainda a viagem para o Maranhão, onde representarão Mato Grosso, com tudo pago.

Num primeiro momento as experiências foram feitas apenas com o fumo e a mamona e por eles não terem apresentado uma eficiência sobre a Cochonilha em Carapaças, e os ovos de borboletas, somente depois foi utilizado o suco da melancia e a pimenta malagueta. Este último ingrediente, segundo o professor, possui um efeito queimante e consegue ser eficaz nesses casos. Ele explica que o suco da melancia é atrativo e fixador (no que pode ser também utilizado o sabão).

Depois que todas as experiências já foram realizadas na escola onde o Projeto foi desenvolvido, o objetivo segundo o professor é partir para campo para áreas mais afastadas da cidade onde podem ser encontrados outros tipos insetos.

O professor, alerta que esse inseticida não é preventivo. “Ele é para combater insetos nas plantas já atacadas”, explica.


Receita

-1 Litro de extrato de mamona.
-500 ml de calda ou extrato de fumo.
-50 gramas de pimenta malagueta amassada ou batida no liquidificador.
-1 Litro de suco de melancia ou 25 gramas de sabão dissolvido em 1 litro de água morna.

Modo de Preparo

Junte todos os ingredientes e dilua em 10 litros de água e pulverize as plantas, de preferência no período da tarde quando o tempo estiver fresco.



Para saber mais acesse o vídeo:



 vídeo postado pela TV Integração de Alto Araguaia em 02/11/11.

Nenhum comentário:

Postar um comentário