Por Pâmila Martins
Nesta redefinição do noticiário online, a crescente influência do marketing e da propaganda na valorização das preferências e necessidades pessoais remodelou também as agendas de notícias.
Com o advento dos blogs os jornalistas têm ainda uma maior interação com seu público, de forma que neste seu espaço ele pode escrever o que lhe interessa, da maneira que achar condizente com seu perfil. Dessa forma, a notícia passa a ser transmitida como se fosse uma conversa.
É importante ressaltar que nessa redefinição do noticiário não tem se preocupado em transmitir informações nacionais, locais, ou ainda no que diz respeito ao mundo. Mas cria-se outro foco o de micro local, onde é destacado as necessidades e interesses de microcomunidades, o que por outros meios seria muito improvável acontecer.
Há ainda a possibilidade de na internet você atingir tanto um público geral, como também ser mais específico. A internet nos possibilita estarmos conectados com o universo ciber cultural.
Podemos agrupar as nossas notícias recursos como hipertextos, hiperlinks, enfim imagens, vídeos, músicas, recursos que vem para complementar a informação.
Os jornais impressos atualmente tem tentado se adequarem as novas tecnologias, adaptando seu conteúdo e o disponibilizando na internet. Ao fazerem isso estes meios criam um novo formato jornalístico.
Favorecidos portanto, somos nós que podemos desfrutar de mais veículos informativos que vem se adequando ao crescimento tecnológico, nos oferecendo serviço de qualidade com interação.